Reader Comments

Para Que Serve A Vistoria Do Imóvel Alugado?

"Bernardo" (2018-05-02)

 |  Post Reply

Setor Noroeste é um grande exemplo desse fato, que no início só tinha moradores de baixa renda, mas com tempo devido à implantação de infra-estrutura (água, energia, asfalto etc.), houve uma valorização destas áreas, ocasionando um aumento dos imóveis e alugueis conseqüentemente aumento do imposto predial territorial urbano cobrado. Este fato, por sua vez, é percebido quando se assiste a expulsão da população pobre para periferia urbana, cedendo lugar a pessoas de maior poder aquisitivo, que constroem suas residências de alto padrão. Esta operação reafirma que espaço urbano é uma mercadoria, e suas partes bem localizadas só podem ser consumidas, por aqueles que têm melhores condições financeiras.

imobiliária em curitibaApós Código Civil 2002, os contratos de corretagem passaram a ter disciplina legal expressa, introduzido no ordenamento a regra de que a remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partesÉ certo que contrato de corretagem não impõe obrigação de meio, mas de resultado, de maneira que somente é cabível pagamento da comissão se a transação de compra e venda se concretizar ( art. 725, CC).

Por possuir um ticket alto a negociação de um imóvel precisa ser segura, desde a decisão do comprador até a finalização do contrato e pagamento. Estatuto da Cidade permite também ao Município aumenta progressivamente, no decurso do tempo a alíquota do Imposto Predial e Territorial Urbano para os imóveis supramencionados caso seus proprietários não obedeçam aos prazos fixados para parcelamento, edificação ou utilização compulsória. Por fim, como ultima ato permite Estatuto que se proceda a desapropriação, como meio mais drástico de forçar proprietário urbano a dar uma destinação social à sua propriedade.

Há também os casos que a extinção pode dar-se por demolição voluntária do prédio em virtude de fatores e causas urbanas e arquitetônicas e também pelas autoridades públicas, em razões de segurança ou condições insalubres. Poderá ocorrer desapropriação do edifício e neste caso, todos os condôminos serão indenizados pela sua devida quota parte ou fração ideal, ou seja, na medida proporcional ás suas unidades imobiliárias. Havendo a desapropriação de apenas parte do edifício, serão indenizados aqueles que foram expropriados de suas propriedades. Se houver a confusão na aquisição, ou seja, quando uma mesma pessoa adquire todo prédio, próprio condomínio é extinto.

Contar com um corretor de imóveis e especialmente com uma imobiliária, é a forma certa de evitar conflitos e a inadimplência no aluguel de imóvel, entre outros problemas mais sérios. Importaria ainda que legislador clarificasse as situações em que os mediadores devem ter um direito à comissão, como contrapartida de um serviço efectivamente prestado, regulando os seus termos, isto é, valor e prazo de pagamento, se possível diferindo este pelo tempo de vigência do contrato.

Relativamente à aquisição de imóveis novos, em 2010, Valor Geral de Vendas (VGV) de imóveis residenciais novos lançados em empreendimentos verticais na capital paranaense chegou a somar um total de quase 3,3 bilhões de reais (BRAIN, 2012). Este valor seria ainda maior se considerássemos também a incorporação dos imóveis horizontais - casas e terrenos em condomínios - que, por sua vez, representam significativa parte da oferta de imóveis residenciais novos na cidade de Curitiba, mas não constitui foco da análise aqui pretendida. Se mantida a participação do produto interno bruto (PIB) de Curitiba em 2009 na projeção do PIB brasileiro de 2010 15 , pode-se estimar que a aquisição de imóveis residenciais novos lançados em empreendimentos verticais na cidade de Curitiba representou cerca de 6% do PIB, em 2010.

Fato de relevância que justifica sua a elaboração é a alienação das pessoas que incorporam nestes espaços fechados uma falsa relação de "homem-natureza e bem estar", proporcionada por meio do consumo e do poder aquisitivo, na qual, a relação homem e natureza e bem estar, é vendida pelo mercado imobiliário, como uma solução para as problemáticas socioambientais da cidade.

Os softwares de gestão Imobiliária Curitiba auxiliam, e muito, nos processos internos da imobiliária, mas tê-los, apenas, não garante otimização alguma. É necessário dedicar tempo para habilitar os funcionários e corretores da imobiliária para utilizar as ferramentas corretamente. Uma equipe alinhada, sim, é garantia de lucratividade.

A referida lei substituiu a tradição pela transcrição, como modo de transferência, continuando contrato, antes dela, a gerar apenas efeitos obrigacionais. A troca de uma pela outra importou em enorme avanço em benefício da publicidade, porque a tradição, real ou simbólica, uma vez efetuada, não deixa vestígio permanente, ao passo que a transcrição deixa seu sinal indelével na tábua do livro no qual é lançada, franqueada à consulta do público. Igualmente, a tradição assenta apenas à propriedade, sem alcançar a hipoteca, enquanto a transcrição convém a ambos.

Add comment