Reader Comments

Memoria Ram Tmpfs

"Pedro Gabriel" (2018-04-10)

 |  Post Reply

clique em meio a seguinte página do website

Você por ventura já ouviu expor que a memória RAM é mais rápida que o disco. Desejamos usar esse evento pra agilizarmos operações de I/O em grandes arquivos em disco, só mudando o recinto de armazenamento para a memória principal. Além deste quesito velocidade, a memória RAM bem como é volátil, ou seja, os dados ali presentes serão perdidos caso o sistema seja desligado ou reiniciado.


Esse episódio implica que a RAM podes ser utilizada para armazenamento temporário, como arquivos de sessões do PHP, arquivos temporários do servidor e do navegador Internet (ex: cache do firefox). Essa mágica toda é feita com o formato de arquivos tmpfs, suportado por alguns sistemas, inclusive o Linux. No artigo de hoje iremos entender como construir partições pela memória RAM, e também como redimensioná-las e usá-las como armazenamento temporário.


RAM que simula uma partição do disco. Deste jeito, desejamos armazenar, diminuir e editar arquivos nessa área, como fazemos em disco. Diversos sistemas operacionais dão suporte a RAM disk, e no Linux, temos qualquer coisa semelhante, que é oferecido pelo tmpfs. O tmpfs é um sistema de arquivos temporário usado em partições Leia na íntegra a escrita memória principal. Em uma abordagem mais técnica, o tmpfs nada mais é que uma interface entre você e o gerenciador de memória virtual do kernel.


No momento em que o tmpfs precisa de espaço pra armazenar um arquivo, ele requisita páginas de memória a este gerenciador, que pode dispensar em tão alto grau páginas da RAM quanto do disco (partição swap). A proporção que espaços são liberados pela partição, as páginas de memória utilizadas também são liberadas pelo gerenciador. Como as páginas requisitadas do tmpfs são capazes de vir em tal grau da RAM quanto do disco, alguém pode argumentar que o desempenho nessas partições não é maior que nas partições em disco.


Se bem que isto seja verdade, pela maior parte das vezes as partições tmpfs ocupam boa quota da memória RAM, e o funcionamento nessas partes aumenta bastante o funcionamento geral. É bem possível que teu sistema de imediato tenha outras partições Leia na íntegra a escrita memória principal. A minha máquina tem muitas partições. É divertido notar que o tamanho destas partições é metade de tua memória RAM.


Ou melhor, se tua memória é de 4GB, desta maneira cada uma dessas partições terá 2GB de memória. Esse valor de 2GB é o tamanho máximo que a partição poderá entrar. Esse valor poderá ser mudado, como veremos adiante. Essa partição de imediato vem desenvolvida por padrão e pode ser acessada por qualquer usuário, uma vez que ela tem permissões iguais a do diretório /tmp. Usando o tipo tmpfs no comando mount, queremos montar uma partição pela memória secundária. A permissão 755 garante que só o root será capaz de modificar e fazer arquivos nesta partição. Essa idéia de partição na memória parece envolvente, contudo será que nos traz privilégios? Aproveitando a oportunidade, encontre assim como este outro web site, trata de um foco referente ao que escrevo por esse artigo, poderá ser vantajoso a leitura: Leia na íntegra a Escrita.



  1. Instalei a GTX 750 Ti (Não necessita de conexão da referência)

  2. É incorreto utilizar o telefone sempre que ele estiver recarregando

  3. Micro HDMI

  4. Remova spywares e outros códigos maliciosos

  5. Efetue a instalação

  6. Na janela Gerenciador de tarefas, clique pela guia Inicializar

  7. um RAM - Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório ou Randômico)



A seguir, listarei alguns deles. O tmpfs, como falou bem no começo, usa o sistema de memória virtual do kernel. Desse jeito, no momento em que mais espaço for essencial pela partição, o tmpfs requisitará uma nova página pro gerenciador de VM (Virtual Memory). Quando espaços forem liberados no tmpfs, as páginas usadas por ele assim como serão liberadas no VM. Deste modo, partições tmpfs começam com um tamanho mínimo e vão crescendo quando fundamental. Esse posicionamento impossibilita ocupação de espaços fixos pela RAM, permitindo um melhor compartilhamento de memória. Como a RAM é bem superior que o disco em dúvida de velocidade, as operações de I/O em partições tmpfs são executadas bem mais rápidas.


Apesar de o gerenciador de VM possa armazenar novas páginas do disco, a velocidade total é ainda melhor, porque novas páginas estarão na RAM. Fatos persistentes são aqueles que continuam a haver mesmo quando o sistema é desligado. O tmpfs fornece uma não persistência de dados, quer dizer, tudo armazenado nele será arrebentado quando o sistema for desligado, ou quando a partição for desmontada.



Add comment