Reader Comments

Tudo Sobre a Dieta Para Combater Pressão alta

"Miguel" (2018-04-10)

 |  Post Reply

Queridinha de quem faz dieta ou quer apenas "fazer um detox", a couve é rica em fibras e nutrientes que executam muito bem pra saúde. Mas, o jeito falso de consumir esse vegetal pode findar causando efeitos nada agradáveis no seu organismo. Não respeitar os limites de consumo pode motivar hipotireoidismo, e também prejudicar tua digestão. Ainda há a indícios de que o exagero de couve cause intoxicação alimentar. Indico ler pouco mais sobre isso através do blog plano Detox Funciona. Trata-se de uma das mais perfeitas referências sobre o assunto esse tema pela web.


O nutricionista Gabriel Cairo, especialista em fisiologia do emagrecimento, explica que a couve contém uma substância chamada pró-goitrina. No corpo humano, ela vira goitrina, essa, sim, capaz de diminuir a liberação de hormônios pela glândula tireoide. A couve assim como contém tiocianato, uma substância que compete com o iodo no organismo e diminui a absorção do mineral, interessante pra saúde da glândula. A tireoide produz hormônios que estão intimamente relacionados com o metabolismo.


Segundo o especialista, a couve causa hipotireoidismo se consumida em quantidades muito grandes e a ciência ainda entende pouco a respeito de essa relação de razão e efeito. Existem dois estudos com resultados opostos que geraram grande conversa. A couve é riquíssima em fibras, o que faz com que ela fique longo tempo no teu sistema digestivo e te dê saciedade. Outro benefício da amplo quantidade do componente é a diminuição da absorção de açúcar e até um pouco de gordura. Por outro lado, ingerir muita fibra sem tomar boas quantidades de água poderá causar prisão de ventre.


Isto pelo motivo de a falta do líquido dificulta o deslizamento das fezes pelo trato digestivo. Ao ver de perto exames de urina de uma de suas pacientes, o biólogo molecular Ernie Hubbard encontrou quantidades muito grandes de tálio, um mineral tóxico que poderá causar fadiga e inexistência de concentração. Depois de apagar outras possíveis causas, ele chegou à conclusão de que era a couve que estava causando o defeito. De acordo com os seus achados, o vegetal seria apto de armazenar grandes quantidades deste mineral, que geralmente fica no solo.



  • A beterraba Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas,

  • um copo (duzentos ml) de chá-mate caseiro batido com gotas de limão e

  • Suco detox feito com um copo (200ml) de água,

  • dois Tomates cerejas,

  • Estreante - exercícios de 1 a 5

  • Água, água de côco ou soro caseiro pra repôr os sais minerais perdidos na diarreia

  • Lidiane comentou



A história ganhou amplo repercussão na mídia, porém a ciência ainda não comprovou essa relação entre couve e intoxicação pelo tálio. Comer fibras é muito bom, entretanto é preciso tomar bastante água para equilibrá-las no organismo. Cairo explica que casos de hipotireoidismo por consumo de couve são raros e mesmo pessoas que imediatamente tenham a doença improvavelmente terão dificuldades se consumirem a couve de mandeira moderada. A recomendação dele é ingerir até cinco folhas por dia, quantidade inteiramente segura. Já no caso da digestão, a recomendação é comer vinte e cinco gramas de fibra por dia. No entanto, pra garantir que este nutriente flua bem pelo seu corpo humano, o indicado é beber aproximadamente 2 litros de água por dia - variando de acordo com o peso corporal, a prática de atividades físicas e outros fatores. Para quem faz dieta o cuidado é ainda maior.


Ingerir couve todo dia faz mal? Caso você coma quantidades moderadas de couve, possivelmente não terá problemas. Mas, o nutricionista explica que você estará comendo diariamente os mesmos nutrientes. Deste modo, você consumirá uma maior diversidade de nutrientes. A couve crua mantém ativas as substâncias que agem a respeito da tireoide e, em vista disso, é preciso mais cuidado pra não exagerar no consumo. O suco verde, que leva couve, merece ainda mais atenção. Isto porque na bebida você consome mais quantidades da folha e, dessa maneira, mais pró-goitrina e tiocianato.


Como contém fibras, colabora para o procedimento de digestão. Pra melhorar, ainda tem um baixo valor calórico, ou melhor, não pesa pela balança em conclusão. E se quiser um efeito ligeiro? A dieta detox também ficou popular para as pessoas que quer buscar um resultado rápido. O inchaço e o incômodo são capazes de apresentar-se depois de um jantar fora da moradia, com comida mais "pesada" e bebida alcóolica. Aí muitos recorrem ao detox.


Até é possível ajustar o cardápio pra este fim, entretanto com cautela. Há cardápios de três dias que eliminam diversos itens e são capazes de, sim, reduzir peso e toxinas. Todavia, essas dietas radicais não devem ser seguidas por longo tempo ou trarão prejuízos à saúde, já que há o risco de não comer todos os nutrientes necessários para o bem-estar. O recomendado é seguir esse cardápio por 3 dias, no máximo. Quem pode fazer o detox?


Seja qual o objetivo, é importante a todo o momento buscar um profissional antes de começar uma dieta ou cada plano alimentar. Só por isso o cardápio será ajustado de acordo com tuas necessidades. Quem faz atividade física necessita de mais energia, por exemplo, antes de partir para academia e pode ter um café fa manhã bem contrário de quem ainda é sedentário. Gestantes, nutrizes e pessoas com dificuldades de saúde devem ter cuidado extra. No término, o detox emagrece e faz bem para saúde se feito com responsabilidade.



Add comment