Reader Comments

Tapetes Nomad

"Maria Bianca" (2018-04-13)

 |  Post Reply

artesão começa sempre tecendo uma ourela debaixo do tapete. A ourela é uma borda apertada feita de muitos fios da trama que impede que tapete se desfie ou que os nós se soltem. Quando se termina a ourela, pode-se começar trabalho de atar. Cada fibra de lã se une a dois fios contíguos da urdidura. São estas fibras de lã que formarão "veludo" do tapete. Quando se termina uma fileira, tecelão passa um fio da trama, uma vez pela frente, outra por trás, de cada fio da urdidura. Depois de cada nó, tecelão corta a fibra de lã a uns sete centímetros do nó e a vira para baixo; isto determina "sentido" do tapete. De fato, uma das características dos tapetes persas é que parecem totalmente diferentes segundo ângulo de visão e a incidência da luz.

tapeteOs tapetes ornam com praticamente todos os tipos de pisos (com exceção do carpete), por isso, é possível adicionar mais de um tapete no ambiente, combinando estampas distintas. Para sala, living e quarto, são aconselhados formatos quadrados ou retangulares. As peças que são colocadas em cima são muitas e tapete precisa definir este espaço. Essa peça tem poder de ampliar este espaço quando tudo estiver acima dela. Portanto, esqueça aquele tapetinho na beira da cama. Invista em um em que a cama fica em cima e ele, ao redor. Na sala, sofás, mesas e puffs devem ser todos concentrados em um único tapete para aumentar a potência desse cômodo", aconselha a profissional.

Quanto à cor, ideal é seguir a paleta de cores eleita para a decoração. Pode ser um tom a mais do piso ou um a menos para se destacar. Ele também pode ser um complemento, um pano de fundo para uma ambientação", reforça Juliana da Mata. Mas se objetivo é dar destaque para item, aí a ousadia está mais do que liberada. Em um ambiente monocromático, você pode escolher um tapete mais colorido para que ele ganhe mais destaque.

Os tapetes são itens importantíssimos para completar a decoração, pois delimitam espaços e deixam os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Em geral, ambientes sem tapete parecem inacabados. Além do efeito decorativo, eles servem para esquentar e abafar ruídos.

A primeira questão que deve responder é: qual é seu objetivo ao escolher tapetes para a sala diferentes? Se for destacar sofá, então a cor do tapete deve contrastar com a do sofá, se este for claro, tapete deve ser escuro e vice-versa. Se a ideia for destacar tapete, este deve ser colorido, estampado e com uma textura marcante. Se pretender delimitar espaço, prefira cores e texturas neutras. Se tiver necessidade de esconder algum defeito ou um chão feio, escolha um tapete grande, que ocupe quase todo espaço da divisão, com cores e texturas marcantes de modo a ser dominante na decoração e nem se dar conta do chão.

Será muito interessante deixar um corredor entre a tv ou home, e tapete, esse espaço sem tapete serve para circulação, e atravessar a sala de um lado ao outro, passando pelo tapete sem pisar nele, e sem comprometer as bordas com muita sujeira dos calçados.

Tapete apenas na frente do sofá? Errado! Deve-se posicionar uma beirada do sofá em cima do tapete, por isso este precisa ser mais largo que aquele. Assim, criamos uma percepção de prolongamento do espaço, ao mesmo tempo em que ambiente fica mais harmônico e bem distribuído" - observa a arquiteta Monique.

Uma das principais vantagens do tapete oriental é beleza sedutores spot e da sua fusão harmoniosa. Os povos da Caucase no tingimento lã obtém cores, tons quentes, soberness, que combinadas no arranjo imaginativo de design, animar tapete com jogos de coloração evocativa e absolutamente inequívoca.

Para quem deseja dar aquele ar alegre e contemporâneo na sala, tapete geométrico colorido é a alternativa certa. No exemplo, a sala neutra ganhou ainda mais vida com os efeitos geométricos coloridos. Perceba que alguns elementos como vasos e quadros trazem os tons do tapete, tudo para manter equilíbrio e estilo.

Decorar a casa do nosso jeitinho é uma delícia né! Característica do tapete (ao contrário das tapeçarias, kilim e) tecido é fato de que sobre as cadeias da deformação estão ligadas fios curtos que constituem as peles ou velo. Muitas vezes é alegou que um tapete com uma maior densidade de nós (que, no comércio internacional de tapetes, é calculada por Decímetro quadrado) é mais valioso do que outros com menor densidade: as coisas não são sempre caso, por isso deve ter sempre em mente que, como acontece com qualquer obra de arte, para determinar valor do tapete mais que a densidade de nós tem a capacidade, gosto e a sensibilidade do artesão que produziu. Nos dias de settantun e quatro horas executa um tapete de 6 metros quadrados, produzidos por três artesãos ao mesmo tempo (a quantidade de nós para cm 2).

Existem tapetes de várias composições, desde as fibras naturais, como algodão e sisal, até as sintéticas. Para aquecer" ambiente, a dica é optar por modelos macios, como os de pelos ou peles. Os tapetes em si não vão deixar os ambientes mais quentes ou frios, mas trarão a sensação de conforto que buscamos no inverno", esclarece Caroline.

Add comment