Reader Comments

Sessenta e três Questões Respondidas Por Ginecologistas

"Felipe" (2018-04-10)

 |  Post Reply

A menstruação faz parte do período reprodutivo da mulher e, quando a saúde dela está em ideal estado e ela não engravida, ocorre todo mês. Isto pelo motivo de, o corpo humano feminino se prepara para a gravidez e, quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende. A menstruação é o reflexo da descamação do endométrio que acontece de modo cíclica, mensalmente caso a mulher não engravide.


É um evento sincrônico, universal e autolimitado, ou melhor, o endométrio descama em uma etapa limitado", ressalta Frederico José Silva Corrêa, médico ginecologista do Hospital Santa Lúcia (Brasília) e diretor da clínica FERTILCARE Centro de Reprodução Humana. Bem que faça porção da vida de toda mulher em fase reprodutiva, a menstruação é um cenário que, algumas vezes, gera questões.


Com que idade ocorre a primeira menstruação? É normal ter períodos de inexistência? Como deve ser a higienização nesse tempo? Essas são somente muitas das várias questões relacionadas ao período menstrual. Mas, abaixo, você confere o esclarecimento de profissionais pra todas elas! Com que idade ocorre a primeira menstruação? Leia também: Seu tempo menstrual é saudável? De acordo com Corrêa, em geral, a primeira menstruação ocorre entre os nove e os treze anos de idade, contudo poderá ocorrer até os dezesseis anos.


Depois de essa idade é necessário avaliar se não há alguma doença relacionada". Quais são os sinais de que ela está chegando? Corrêa explica que a menstruação é um evento que acontece ao encerramento do amadurecimento das jovens, ou melhor, o desenvolvimento puberal. O primeiro sinal do começo do desenvolvimento puberal é o surgimento das mamas, ainda em estágio inicial.


Habitualmente dois anos após o início do desenvolvimento mamário acontece a primeira menstruação", diz. Com o que devo me preocupar após a chegada da menstruação? Leia bem como: Minha filha menstruou, e nesta ocasião? Corrêa explica que, após o começo dos ciclos menstruais, os primeiros dois anos ainda são considerados como um período de amadurecimento do eixo hormonal que envolve o hipotálamo, a hipófise e os ovários.


Então, durante este período é muito comum as menstruações serem irregulares, com intervalos longos e fluência variável. Depois destes 2 anos, espera-se que os ciclos menstruais se tornem normais, regulares com fluxo relativamente regular". O passo menstrual e a menstruação conseguem trazer alguns sintomas que a jovem ainda não está habituada, como a tensão pré-menstrual (TPM), retenção de líquido, cólica menstrual leve e sangramento. A aflição tem que existir se os ciclos permanecerem irregulares, com sangramentos volumosos ou acompanhados de cólicas intensas", destaca o médico ginecologista. Qual é o volume "normal" de sangramento ao longo da menstruação? O volume normal para uma menstruação é por volta de 80ml por momento, de acordo com Corrêa. Certamente é muito penoso fazer esta quantidade, por isso, o que se avalia é a presença de diversos coágulos ou número de absorventes utilizados por dia.


Se existe um aumento em conexão ao fluidez usual daquela mulher, é preciso investigar possíveis doenças relacionadas", diz. Quantos dias a menstruação poderá durar? O tempo de duração normal da menstruação é de 1 a 8 dias. Acima de 8 dias é considerada menstruação longa e poderá estar relacionada a doenças ou modificações hormonais", esclarece Corrêa. Quantos dias tem um estágio de menstruação regular?


O intervalo entre as menstruações, que corresponde exatamente à duração do ciclo menstrual, varia de 22 dias e 35 dias, de acordo com Corrêa. Ciclos muito curtos ou muito longos conseguem repercutir disfunção hormonal ou doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)". Devo preservar registros da minha menstruação? O que devo anotar e qual é a melhor forma de fazer isso?


Pra Frederico Corrêa, é muito primordial que a mulher conheça sobre isto tua menstruação. Cada mulher tem características menstruais próprias, algumas têm ciclos mais curtos, sangram menos, com duração pequeno. Em algumas, o período pode ser mais longo, com corrente maior etc.", comenta. Qual é a cor da menstruação? A menstruação poderá apresentar sangue mais escuro com odor característico de sangue ‘envelhecido’, contudo sem ser fétido. Pode bem como exibir sangue vermelho vivo nos casos mais intensos e coágulos", explica Corrêa.


  • Beba muita água
  • 2 colheres (sopa) de frango em cubinhos com vagem
  • Ingerir excessivo
  • 1 tomate
  • Beba aproximadamente dois litros de água por dia

É normal descer com sangue coagulado? A presença de coágulos menores em pouca quantidade é normal, conforme explica Corrêa. O sangue que sai do útero poderá ainda continuar coletado pela vagina por qualquer tempo antes de sair para a região externa. Para saber pouco mais nesse cenário, você podes acessar o blog melhor referenciado desse conteúdo, nele tenho certeza que localizará novas referências tão boas quanto estas, encontre no link desse web Recomendado site da Internet: Recomendado site da Internet. Isso faz com que possam aparecer coágulos e que fique com coloração mais escurecida", diz.


Menstruação borra de café: o que é? É a menstruação em mínima quantidade, com coloração mais amarronzada em função da pequena quantidade de sangue. É comum em usuárias de alguns anticoncepcionais que acabam diminuindo muito o fluidez menstrual", explica Corrêa. É normal ter um tanto de sangramento entre uma menstruação e outra?



Add comment