Reader Comments

Para Que Serve A Avaliação Imobiliária Judicial?

"Maria Nicole" (2018-04-24)

 |  Post Reply

imobiliárias curitibaNormalmente, em um contrato de aluguel, é exigida a assinatura de um fiador (ou dois) para assegurar pagamento das parcelas mensais. No entanto, seguro fiança é uma alternativa bastante utilizada e permite que as pessoas que não tenham fiador consigam alugar um imóvel com tranquilidade.

Contar com um corretor de imóveis e especialmente com uma imobiliária, é a forma certa de evitar conflitos e a inadimplência no aluguel de imóvel, entre outros problemas mais sérios. Importaria ainda que legislador clarificasse as situações em que os mediadores devem ter um direito à comissão, como contrapartida de um serviço efectivamente prestado, regulando os seus termos, isto é, valor e prazo de pagamento, se possível diferindo este pelo tempo de vigência do contrato.

Na hora de negociar um imóvel, muitos proprietários acabam ficando com dúvidas se devem ou não contratar uma imobiliária. Há quem acredite que vender por conta própria reduz os custos com comissão e apresenta uma maior agilidade para concretizar a negociação. No entanto, que ocorre na maioria das vezes é uma enorme dor de cabeça.

Contratando um corretor de imóveis, a compra e venda será negociada diretamente com ele. Você verá comprador interessado apenas no final da transação ou nem verá, resguardando seu espaço e sua segurança. São muitos os golpistas interessados apenas em avaliar a casa e os bens do dono, melhor ter muito cuidado.

Evite colocar textos grandes de forma corrida. Use os bullets" (tópicos) para deixar a leitura mais leve. E conte uma história, traga vida ao seu imóvel. Se for usar imagem, siga a risca as dicas de como fazer imagens para divulgar imóveis (colocar link para artigo sobre assunto). Use pelo menos 300 caracteres de texto e coloque endereço completo.

Nem sempre cliente e vendedor saberão quais os documentos corretos na hora de uma transação imobiliária ocorrer efetivamente. Como corretor já vive essa rotina, é mais fácil que ele domine essa etapa, até porque se não fizer corre risco de não receber pagamento pelo seu trabalho.

No entanto, há um detalhe ainda mal esclarecido e que serve de alerta. Ao anunciar mesmo imóvel em mais de uma imobiliária, proprietário jamais deve firmar um contrato de exclusividade. Mas, por quê? Justamente por não se tratar de uma venda exclusiva e para que problemas não sejam gerados no momento de remunerar a corretagem.

Comprar ou Alugar: além das vantagens já citadas, contar com um profissional para auxiliá-lo durante a compra ou locação de um imóvel pode ser muito importante, pois ele filtra as opções e apresentar apenas aquelas que se encaixam com suas necessidades. Caso não encontre algo que agrade de imediato, ele informará sempre que surgir um imóvel adequado ao seu perfil - sendo braço direito na busca imobiliária.

A certidão negativa do imóvel é um dos documentos mais importantes no processo de compra e venda, pois expõe possíveis ressalvas que possam comprometer a negociação. E muita gente também procura a imobiliária para que ela faça a administração dos aluguéis. Ou seja, a empresa representa proprietário e tem que dar conta até de problemas com condomínio, luz, IPTU ou água enfrentados por quem alugou. Para fazer esse trabalho a imobiliária cobra, em media, 10% do valor do aluguel todo mês.

imobiliárias curitibaDiante desse cenário, os serviços jurídicos preventivos trazem maior tranquilidade. Vale lembrar, que os corretores de imóveis recebem, dependendo da tabela do CRECI da região, uma comissão de cinco a 6% do valor da propriedade. Já a cobrança de honorários advocatícios varia de dois a 4% sobre valor da transação.

Estatuto da Cidade vem para regular determinado nos artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, como meio de criar meios efetivos e ainda de instituir Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo obrigatório para a municipalidade combater especulação imobiliária.

Cadastrar seu imóvel em uma imobiliária significa garantir que processo de venda será seguro tanto para você quanto para futuro comprador. Ao ter um representante legal à frente do seu negócio, você evita alguns riscos e incômodos, uma vez que corretor manterá contato com os possíveis compradores e realizará as visitações por você.

Quem pretende vender seu imóvel quase sempre disponibiliza a propriedade Imobiliárias em Curitiba imobiliarias. Amigo sou sócio proprietário de uma Imobiliária no interior de SP. Em muitos casos caução não é depositado em poupança, se foi acordado a devolução, ele deve te devolver valor corrigido com juros compostos de 0,5% ao mês + TR. Você precisa se atentar ao que foi acordado em contrato escrito. Aqui em minha imobiliária nós não devolvemos caução, mas damos a opção do locatário não pagar os últimos 3 meses de aluguel ou deixar esse valor para ser aplicado em eventuais reformas, pinturas etc. Quanto ao fato do proprietário ter pedido imóvel antes do término do contrato é necessário saber qual tempo de carência deste, pois aqui trabalhamos com contratos de três anos, mas com carência de 1 ano, ou seja, após esse período tanto locatário quanto inquilino podem desfazer dos acordos contratuais sem pagamento de multa desde que deem aviso prévio de 30 dias. Espero ter ajudado, abraço.

Add comment