Reader Comments

Como Escolher A Memória RAM Ao Comprar Um Laptop?

"Joao Vicente" (2018-04-14)

 |  Post Reply

Escolher memória RAM para notebook é descomplicado, não? Basta priorizar a superior quantidade possível, porque há uma correlação direta entre a quantidade instalada e o funcionamento da máquina. Não é bem desse jeito: há outros fatores identicamente significativas os quais o usuário deve considerar. Priorizar somente a quantidade de memória é o mesmo que priorizar os GHz e núcleos do processador. Não é sempre que isso se traduz em mais desempenho, e é isto que vamos entender nesse artigo.


Apesar de ser somente um número superior, as lembranças DDR4 trazem vários proveitos extras que vale salientar. Naturalmente, por se tratar de um modelo mais novo, vem com velocidades maiores. O modelo DDR3, tendo como exemplo, trabalha com velocidades entre 800 MHz e 2400 MHz, sempre que o DDR4 começa com 2133 MHz, chegando a 4266 MHz. Ou melhor, as memórias DDR4 trabalham com um range superior de velocidades, impactando diretamente no desempenho do equipamento.


Notebooks comumente trabalham com 1600 MHz com DDR3, enquanto modelos que suportam DDR4 geralmente rodam com 2133 MHz. Isso a princípio, visto que o DDR4 é um padrão relativamente novo, deste modo estas velocidades são capazes de aumentar com o atravessar do tempo. Os ganhos são observados em tão alto grau no processador quanto nos gráficos integrados, já que ambos compartilham a memória RAM do sistema. Outra diferença identicamente significativo, especialmente pra notebooks, é a transformação nas tensões.


Mesmo sendo mais potentes, as lembranças DDR4 necessitam de menos energia. A tensão corta dos um,5 volts do DDR3 para um,2 volts no DDR4. Eu quase de imediato tinha me esquecido, para criar este artigo esse artigo contigo eu me inspirei por este website Página principal, por lá você pode encontrar mais informações importantes a esse postagem. Pode parece pouca coisa, contudo isso representa quarenta por cento de economia. Uma ótimo notícia pra bateria, não? E para o sistema de refrigeração, já que o grau de calor gerado também reduz. Ao mesmo tempo, aumenta o funcionamento geral. Afinal, temos os tamanhos por pente também. As memórias DDR3 traziam, inicialmente, 512 MB por pente, na atualidade limitadas em 8 GB.


Agora os pentes DDR4 começaram com 4 GB, com modelos de dezesseis GB neste instante sendo bastante comuns. Qualquer coisa principlamente bem-vindo nos notebooks, aliás, por causa de esses geralmente trazem menos slots (chegando a quatro, em alguns casos), o que aumenta a técnica máxima destes. Quantidade de memória RAM importa? Chegamos à dúvida inicial. Vamos lá, você tem uma máquina com uma acordada quantidade de slots, seja DDR3 ou DDR4. Como saber qual é quantidade bastante? Vamos começar informando o seguinte: máquinas com apenas quatro GB de memória RAM serão cada vez mais raras.


Pode até ser o suficiente para tarefas mais básicas, mas basta abrir várias abas em um navegador como o Google Chrome pra visualizar a quantidade disponível de forma acelerada sumir. A partir de em vista disso, o sistema começa a utilizar a memória virtual (conhecida como SWAP no Linux), diminuindo drasticamente o funcionamento do Pc. Com oito GB neste instante "começamos a conversar". É uma quantidade legal o suficiente para a maioria das tarefas sem grandes dificuldades. Jogos mais básicos também inclusos, inclusive até quando a máquina comece a apanhar com resoluções maiores. Jogos mais novas com resolução Full HD (1920 x 1080) com incontáveis filtros e efeitos ativos (high) agora criam a inevitabilidade de ter pelo menos 16 GB.


GB), uma questão que vamos esclarecer o porquê mais adiante. O encaixe é diferente na memória RAM DDR3 e DDR4, exatamente para impossibilitar problemas. Ou seja, é possível escolher entre um e outro. Aliás, dezesseis GB prontamente cria uma espécie de "garantia contra o futuro", mesmo que a princípio não seja estritamente imprescindível. No momento em que consideramos comprar uma máquina, esta precisa se comportar bem durante alguns anos, tempo o bastante para que a exigência de especificações aumente.



  1. Marca: Dell

  2. 06/04/2017 15h53 Atualizado 06/04/2017 18h43

  3. High-definition audio support

  4. Check software version of your device**

  5. Peso: 270 gramas



GB seriam o ideal atualmente, por desta forma discursar, em tal grau pra jogos mais pesados quanto pra aplicações profissionais, como editores de vídeo ou programas CAD. O próximo passo é, naturalmente, os trinta e dois GB. Alguns jogos, sobretudo os recentes em resolução 4K, realmente exigem mais memória. Além do mais, uma quantidade tão enorme aumentaria ainda mais a "garantia contra o futuro", sobrando memória para a vasto maioria das circunstâncias. Vale a pena investir mais pra ter trinta e dois GB?


Depende, em razão de poderá ficar subutilizado com o tempo, não justificando o investimento, inicialmente. Naturalmente, trinta e dois GB é mais do que 16 GB, levando em conta o mesmo tipo de memória. Contudo há um gasto envolvido neste upgrade, consideravelmente superior do que acrescentar de 8 GB para dezesseis GB. Por esse caso, vale declarar se vale a pena aumentar a memória RAM ou escolher um outro componente mais poderoso. Trocar um Core i5 por um Core i7, ou NVIDIA GTX 1070 por uma GTX 1080, como por exemplo.


Vale um comentário a respeito da quantidade de canais de memória. Acima, pulamos os 12 GB de memória RAM, pulando dos 8 GB para os 16 GB. Recomendamos isto exatamente pelos canais, que podem ser interpretados como um "RAID 0 de memória RAM". Um laptop com 2 canais trabalha com ambos simultaneamente, acessando os 2 pentes ao mesmo tempo. No momento em que há 2 pentes sem single-channel, primeiro usa-se um e, quando encerrar o espaço, usa-se o outro.



Add comment